Notícias

Câmbio é muito mais do que a acompanhar a cotação do Dólar.

Quer estar por dentro da cotação do Dólar?
Quer saber quando cair a cotação do Euro?
Receba as cotações da Cambionet.

O preenchimento do nome é obrigatório

O preenchimento do email é obrigatório

27 de Janeiro

Nossa Política de Responsabilidade Socioambiental

Em linha com as diretrizes da Política de Responsabilidade SocioambientalPRSA da Cambionet Corretora de Câmbio LTDA e atendendo as determinações da Resolução CMN nº 4.327/14, apresentamos o relatório referente as atividades, metodologia e o resultado da análise realizada no período de implantação desta Política no ano de 2015.

 

A Gestão Socioambiental na Cambionet abrange diversas atividades, tais como:

     Investimento no desenvolvimento e capacitação dos profissionais por meio de treinamentos e certificações;

     Observância e cumprimento da legislação que rege o assunto;

     Monitoramento dos clientes sob a ótica socioambiental;

     Emissão de Relatório Socioambiental;

     Adoção da “lista de exclusão”.

 

Lista de Atividades ou Empreendimentos sujeitas ao Licenciamento Ambiental 

Tais ramos da lista devem ser considerados quando da análise pela área de Riscos e Compliance, caso algum cliente, correspondente ou fornecedor se enquadrar em alguma atividade listada, deverá ser verificado se consta em algum envolvimento em processo ambiental.

 

Lista de Exclusão 

A adoção da lista de exclusão pela Cambionet significa não obter relacionamento contratual e ou relacionamento comercial e operacional em projetos ou organizações que agridam o meio ambiente e que estejam envolvidas com práticas trabalhistas ilegais ou, ainda, que produzam, comercializem determinados produtos, substâncias ou atividades consideradas nocivas à sociedade, evitando assim também o “Risco de Reputação”.

 

Metodologia do gerenciamento da Política de Responsabilidade Socioambiental 

No momento do cadastramento e aprovação do limite operacional de um cliente Permanente Pessoa Jurídica, na contratação de um correspondente e também de um fornecedor, a Área de Riscos / Compliance realizará:

1.    Pesquisa através da natureza de suas atividades, serviços e produtos verificando se constam na lista de Atividades ou Empreendimentos sujeitas ao licenciamento Ambiental da Política PRSA da Cambionet.

2.    Pesquisa se não há algum envolvimento em processo Socioambiental.

3.    Pesquisa se não constam em lista de Trabalho Escravo.

 

Grau de exposição e Risco Socioambiental.

A relevância e proporcionalidade representada pelo grau de exposição ao risco socioambiental das atividades, operações e produtos da Cambionet Corretora de Câmbio LTDA é considerada de baixo Risco devido a natureza de suas operações e da não concessão de crédito ou financiamento.

Quanto ao monitoramento realizado pelo perfil da atividade, serviços e produtos dos clientes, correspondentes e fornecedores através da lista de atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, conforme previsto na Política interna da PRSA, da pesquisa sobre algum envolvimento em processo Socioambiental e na lista de Trabalho Escravo, não foi identificado algum registro a ser acrescentado à “Lista de “exclusão”.    

Os documentos com as evidências destas análises estão guardados e ficarão à disposição das Auditorias Interna, Externa e Banco Central conforme legislação vigente.

Desta forma, conclui-se que através deste trabalho realizado que a Cambionet adota seus controles conforme a legislação vigente, com um baixo grau de Risco e não havendo nenhuma perda associada a esta Política no ano verificado.

  

Divulgação

·      A divulgação externa das atividades da PRSA é realizada através do site corporativo da Cambionet.

·      A divulgação interna é realizada através de e-mail interno.

  

Rodrigo Kaschny Predebon
Diretor